1 de outubro de 2023
Sensibilidade Dentária: 15 Causas e Soluções para um Sorriso Livre de Desconforto
Você com certeza já teve uma afta, né? Mas você sabe o que é, como ela surge e como fazer para a recuperação ocorrer da melhor forma possível ?
Se você tem qualquer uma dessas dúvidas, continue a ler o post que vamos esclarecer todas elas!
As aftas são lesões arredondadas e ulceradas que apresentam um aspecto avermelhado ao redor e esbranquiçado na parte interna.
O ciclo da lesão consiste em 3 estágios:
Não se sabe exatamente, mas o aparecimento de aftas está relacionado a alterações no sistema imunológico, mudanças hormonais, refluxo gastroesofágico e estresse.
Alguns alimentos ácidos e medicamentos relacionados ao sistema imunológico também têm relação com o aumento de ocorrência das aftas. Além disso, pequenos traumas, como quando você morde a bochecha ou a língua sem querer ou machuca a gengiva enquanto escova os dentes, podem desencadear o problema.
Essa é uma pergunta que surge sempre no consultório: “Estou com uma afta e me disseram para passar bicarbonato de sódio”.
Já ouviu esse conselho de alguém? Mas será que esse é um bom remédio?
Bom, a dica que podemos te dar é que é melhor evitar essas receitas caseiras. Essas “soluções” podem te trazer um problema ainda maior. Nesse caso, podem acabar queimando a mucosa bucal. Na verdade, o bicarbonato pode até aliviar em um primeiro momento, mas depois a dor tende a voltar. 😏
Além de não usar receitas caseiras, evite passar o dedo e não use palitos ou outro objeto pontiagudo para mexer na afta. Isso pode contaminar o local e piorar o problema. O correto é esperar a cicatrização da ferida, que pode demorar de cinco dias a duas semanas.
Bom, o tratamento é feito de acordo com a necessidade de cada paciente (especialmente para controlar a dor) e deve ser relacionado a uma ótima higiene bucal para redução de bactérias, que potencializam a inflamação no local.
Além de manter uma boa higiene bucal, evite alimentos cítricos, quentes, ásperos, crocantes, muito condimentados ou com alta concentração de sal.
Ao seguir essas recomendações, a afta deve desaparecer em pouco tempo.
Nos casos em que a lesão é muito dolorida, podemos receitar pomadas ou outras medicações, como as para uso diretamente na afta, ou fazer um tratamento com laser, que é rápido e indolor.
Para concluir, preciso deixar um lembrete muito importante: evite passar o dedo e ficar mexendo na afta e nem use objetos pontiagudos ou cortantes. Fazer isso pode contaminar o local e piorar o problema.
Portanto, comeu algo muito ácido ou mordeu a bochecha sem querer e apareceu uma afta? Foco na higienização para evitar que o problema se agrave e nada de ficar mexendo na ferida, hein?
Tem mais alguma dúvida sobre as aftas ou conhece alguém que está com dores por causa de uma afta? Agende uma avaliação, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo! Terei o maior prazer em responder! 😉