(61) 98428-0472

[email protected]

A importância de se repor um dentes perdido | StudioUno Odontologia Brasília DF

Você pode até achar que perder um dente e não fazer uma reposição é uma coisa que não terá problemas e o corpo vai se “acostumar”.

Mas não é bem assim. Você sabia que o seu rosto pode mudar muito se houver demora para repor um dente perdido?

Isso é de fato uma adaptação do organismo pela falta dos dentes, porém isso não é satisfatório no ponto de vista de mordida (oclusão) e também estético.

Só para você ter uma ideia, em apenas um ano, a perda óssea chega a ser de 25%. E, com isso, toda a face sofre mudanças e não fica nada legal.

Não tenho dúvidas que se a perda for em algum dos dentes da frente, você vai procurar um dentista bem rápido, certo?

O problema maior é quando a perda é em uma região que não aparece tanto no sorriso.

Na maioria dos casos, quem sofreu um acidente e perdeu o dente, adia a colocação das próteses dentárias por muito tempo.

Então, se você perdeu um dente recentemente ou está protelando a ida ao dentista, esse post é especialmente pra você!

Vou explicar quais as opções para repor esse dente perdido e, principalmente, por que você precisa repor esse dente o mais rápido possível e ter de volta um sorriso bonito e saudável!

Por que é importante repor um dente perdido?

Essa é a pergunta mais importante desse texto.

Imagine que você tem um “time” de dentes. Todos têm funções definidas e cada um a sua importância.

Agora pense que um ou mais integrantes desse time foi removido, mas o trabalho continuou o mesmo. Então, haverá uma sobrecarga de trabalho, certo?

E, com esse excesso descompensado, os dentes que ficaram podem ser danificados, pois não suportam mais “carga”. Essa é a mesma situação que acontece quando perdemos um dente e não há reposição.

Todo o resto do conjunto fica prejudicado e a sua boca e seu sorriso sofrerão as consequências.

Por isso, independentemente da opção escolhida pelo dentista para repor aquele dente perdido, é urgente e necessário que você saiba a importância e quais problemas podem surgir se demorar a fazer um procedimento de reposição.

Na questão estética, é redundante dizer que a falta de um dente afeta muito o seu sorriso, mesmo que seja um dente mais para o fundo da boca. Mas aqui entra também o problema da autoestima.

Além disso, temos a parte da saúde em geral. E essa é muito importante porque podem surgir muitos problemas, que vão desde alterações na estrutura dental até desconfortos no estômago, pois os alimentos não serão bem mastigados.

Problemas que podem surgir ao não repor um dente

Entre os problemas que podem aparecer quando você perde um dente e demora muito a repor esse elemento temos:

  • Mudanças na posição dos dentes: Na falta de um dente, pode haver uma alteração no posicionamento de alguns dentes, principalmente aqueles próximos ao local onde está sem aquele elemento e também naqueles que faziam oclusão com eles. Com isso, há a movimentação até que ele encontre um “contato”, que normalmente é um outro dente. Os dentes, via de regra, precisam ter contatos laterais e axiais (durante a mordida os dentes superiores encostam nos inferiores e isso delimita a posição deles na arcada).
  • Periodontite: Outro problema que pode surgir é a doença periodontal, por conta do espaço que surge devido à falta de um dente. O que acontece é que, sem um dente para completar o seu sorriso, pode haver dificuldade ou até mesmo descuido para fazer a higienização e isso causar uma periodontite.
  • Má oclusão: Nessa situação, os dentes, além de mudar de posição, começam a se articular de maneira errada. Isso pode gerar a chamada má oclusão dentária e  trazer danos para toda a sua boca, além dos dentes. A gengiva, os ossos, os músculos, os ligamentos e as articulações são afetadas quando surge esse problema.
  • Danos na ATM: Muitas vezes, pessoas que perderam um ou mais dentes também se queixam de incômodos na chamada ATM, a articulação temporomandibular. Ou seja, aparecem estalos e dores de cabeça por conta da sobrecarga causada pela perda dos dentes.
  • Baixa autoestima: Essa é uma das piores partes. Além da dor, vem a vergonha de sorrir, a dificuldade de se relacionar, tirar fotos e, principalmente, a perda de qualidade de vida, por dores e incômodos que vêm com a falta de um dente.

A boa notícia é que temos várias opções de tratamento para repor esse dente perdido e trazer de volta a qualidade de vida e elevar a autoestima.

Quais as opções para repor um dente?

Mesmo naqueles casos onde a perda dentária não foi recente e já houve muita perda óssea, é possível reabilitar e devolver a função e estética ideal para o sorriso.

Para isso será preciso intervir não só nos espaços onde há falta de dente, mas também em vários outros dentes. Os defeitos ósseos podem ser reconstruídos com enxertos, e os dentes desgastados, com coroas e facetas.

Não repor um dente perdido pode levar à alteração do rosto | StudioUno Odontologia Brasília DF

Como visto na foto, a alteração do rosto se deve pelo colapso da musculatura da face, que altera inclusive a posição da mandíbula. Para reabilitar esse espaço, tudo precisa ser posto no seu devido lugar novamente.

Mas a principal solução para repor um dente perdido são os implantes dentários.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais.

Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não “escorregarão” nem mudarão de posição na boca. Esse é um grande benefício para a alimentação e a fala.

Essa modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante”, que explicaremos melhor no próximo tópico.

Em resumo, ela dá ao paciente mais segurança em todas as funções bucais, proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Com a colocação de implantes, não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar, como é feito em pontes fixas convencionais.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo.

As próteses dentárias podem ser de três tipos: sobre implante, fixa sobre dente (conhecida como coroas e blocos) e removíveis.

Tipos de próteses removíveis

A prótese fixa sobre dente é uma das maneiras de repor dentes que foram perdidos. Como o próprio nome já diz, ela é fixa, ou seja, depois que é colocada, não pode ser retirada.

Algumas vezes, o que ocorre é que o dente precisa ser reabilitado, mas ainda tem a raiz saudável. Dessa maneira, os dentes podem ser refeitos através de blocos ou coroas.

O principal benefício é que você tem a possibilidade de viver com a aparência natural do sorriso. Ele tem de volta as habilidades de mastigar, de sorrir ou de falar. Entre os tipos de prótese fixa, além da prótese sobre implante, temos também:

  • Coroa: essa é a mais usada. O dente é preparado para receber uma coroa ao redor dele. Ocorre a reposição total da coroa dentária.
  • Bloco: nesse caso, quando grande parte do dente fica preservada, o bloco repõe apenas o espaço faltante.
  • Protocolo: é para os casos onde o paciente não tem mais nenhum dente em alguma das arcadas (ou nas duas). Após a inserção dos implantes, uma prótese com dentes unidos será parafusada sobre esses implantes, ficando fixa na boca.

A prótese sobre implante é uma outra opção.

Ela é uma técnica odontológica que consiste em fazer primeiro o implante, que funcionará como uma raiz de dente perdida, e depois inserir uma prótese fixa, em porcelana pura ou metalocerâmica, para manter o aspecto natural de um dente.

O procedimento é feito em duas etapas. A primeira é a cirurgia para a inserção do parafuso de implante (que exercerá a função de uma raiz de dente perdida).

Depois, é colocado o dente ou dentes provisórios, dependendo do caso, que farão tanto a função estética quanto de mastigação, enquanto o paciente se recupera da cirurgia.

Após o período de cicatrização, o dentista confecciona a prótese sobre implante definitiva. O tempo varia entre 3 e 6 meses, depende de cada caso.

O tratamento é finalizado com o dente (coroa) que será conectado neste implante.

Por último, temos as próteses removíveis.

Elas são aparelhos que trazem a possibilidade de serem retirados para fazer uma higienização adequada e para dormir, por exemplo.

Nessa especialidade odontológica, temos alguns tipos de próteses removíveis, entre elas:

  • Prótese parcial removível com grampos: são aparelhos removíveis feitos em metal e acrílico. A parte metálica tem como função ser a base da prótese e fornecer sustentação a ela. A outra parte, em acrílico, é composta pelos dentes e pela gengiva artificial. É indicada para pacientes que possuem ausência de um ou mais dentes, mas ainda tendo elementos para servirem de suporte.
  • Prótese total: esse tipo é feito totalmente em acrílico e é indicada para pacientes que não possuem nenhum dente em uma das arcadas ou em ambas.
  • Próteses provisórias: são aquelas feitas exclusivamente em acrílico e podem ser parciais ou totais, porém sendo de caráter transitório. São indicadas em:
    • casos emergenciais: quando há perda de um dente devido a um trauma, por exemplo. Pela prótese ser feita totalmente em acrílico, a confecção é mais simples e mais rápida no laboratório.
    • casos de instalação imediata após uma cirurgia: a prótese é confeccionada antes da extração dos dentes e é instalada no mesmo dia da cirurgia para que o paciente não fique sem o dente durante o período pós operatório. Ele usará essa prótese provisória até a confecção da definitiva.

Não demore a procurar o dentista ao perder um dente

Você viu que há diversas opções para repor um dente perdido e trazer de volta aquele sorriso bonito e saudável.

Mas é muito importante fazer a higienização e os check-ups regulares no dentista. Isso ajuda a prevenir lesões e facilita o tratamento precoce para que não haja uma perda dentária.

E se você perder um ou mais dentes, seja praticando algum esporte ou até mesmo em um acidente doméstico, o mais importante é fazer uma avaliação o mais rápido possível.

Mas o melhor mesmo, como já disse ali em cima, é cuidar dos dentes ao longo de toda a sua vida para mantê-los saudáveis e um sorriso bonito!

Então, perdeu um dente e precisa de ajuda profissional? Agende uma avaliação e comece agora o seu tratamento. E se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo! 😉


Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dentista especialista em Próteses e Estética Dentária. Sócia-diretora da Clínica StudioUno Odontologia

Deixe um comentário

Quero Agendar uma Consulta
 
 
 
 
Dúvidas ou deseja agendar consulta? Clique aqui e fale conosco