(61) 98428-0472

[email protected]

Lentes de contato dental na Asa Sul, em Brasília - StudioUno Odontologia

Ter dentes mais harmônicos e um sorriso mais bonito. Esses são os principais objetivos de quem usa lentes de contato dental.

Junto ao clareamento dental, o procedimento está inserido no ramo da odontologia estética.

Mas ainda é um tema que gera muitas dúvidas por parte de pacientes. “Posso usar?”, “Quanto tempo dura?”, “É verdade que desgasta os dentes?”. Esses são apenas alguns dos questionamentos.

Se você também tem algumas dessas ou outras dúvidas em relação ao tratamento com lentes de contato dental, continue a ler o post.

Então, vamos às explicações.

O que são lentes de contato dental ?

Bom, para resumir, as lentes de contato dental são facetas em porcelana com espessura reduzida.

Essas facetas são muito finas e funcionam como uma “capinha”. Elas são coladas nas superfícies dos dentes.

Como funciona ?

O primeiro passo é uma avaliação feita pelo dentista. Nela, são analisadas a anatomia dos dentes e a saúde bucal do paciente.

Depois, são confeccionados moldes específicos para mostrar qual deve ser a posição das lentes de contato e qual seria o melhor tamanho dos dentes.

Com isso, é possível já ter uma ideia de como ficará o sorriso e qual será a coloração dos dentes após a aplicação das lentes.

Este “teste do sorriso” é feito de forma provisória e deve ser aprovado pelo paciente. Após a aprovação é possível partir para os preparos dos dentes e confecção das lentes.

O passo seguinte à confecção é fixar a lente sobre o dente.

Antes de “colar” a lente, a superfície dentária precisa passar por uma preparação adequada. É aplicado um ácido e, logo depois, um cimento adesivo para fixar a lente. Desta forma as lentes ficam fixadas definitivamente, podendo ser retiradas apenas pelo dentista.

Quem pode usar ?

Agora que você já sabe o que são e como funcionam as lentes de contato, vamos para uma questão bastante abordada nos consultórios: “Posso passar por esse tratamento?”.

Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes que almejam modificação no sorriso. Isso engloba mudanças no formato, na posição ou na coloração dos dentes.

Para a finalização do tratamento, pode ser necessário aliar outras terapias, como ortodontia, cirurgia para correção da gengiva e clareamento dentário.

Quais as limitações ?

Dentes muito tortos precisam ser corrigidos com aparelho antes de fazer as lentes. Desta forma, necessitará menos desgaste e o sorriso ficará mais harmônico.

Os pacientes com ausência de esmalte dentário (devido a problemas de erosão dentária) podem não ser candidatos a facetas, pois a junção da faceta ao dente é extremamente satisfatória na presença de esmalte. No caso contrário, essa junção pode ficar muito prejudicada e não ter êxito no tratamento.

Em alguns casos, raros, pode ser indicado tratamento de canal pós finalização das facetas devido à sensibilidade causada pelo tratamento estético.

As facetas são muito resistentes quando cimentadas nos dentes, porém podem quebrar ou trincar se algo acontecer, como um acidente ou até o mau uso (abrir objetos com os dentes, por exemplo). Caso isso aconteça, o trabalho precisa ser refeito.

É preciso desgastar o dente antes de usar lentes de contato dental ?

Sim, é necessário realizar desgastes nos dentes para que as lentes fiquem em posição harmônica com o sorriso.

Vale lembrar que alguns casos requerem mais desgaste que outros.

O tratamento com lentes de contato dental é definitivo ?

Sim. Esse é um tipo de tratamento definitivo. Porém, o tempo que a lente de contato vai durar dependerá, entre outros fatores, dos cuidados que o paciente terá enquanto estiver usando as lentes.

Ter uma boa higienização bucal, com escovação adequada e uso do fio dental, e não seguir alguns hábitos que atrapalham a saúde dos dentes, como roer unhas e palitar os dentes, ajudam a aumentar o tempo de vida útil das lentes.

Apesar de feitas com material super resistente, é importante seguir esses cuidados básicos para que o tratamento tenha bons resultados pelo maior tempo possível.

Vale a pena usar lentes de contato dental ?

Se o seu objetivo é ter um sorriso mais harmônico, deve considerar o tratamento com lentes de contato dental.

Uma vantagem desse tipo de procedimento é a previsibilidade. Mesmo antes de iniciar, você já consegue ter uma ideia de como ficará o seu sorriso.

E nunca é demais lembrar que, para ter sucesso no tratamento, é imprescindível fazer um acompanhamento correto e cuidar bem dos dentes. Com isso, o resultado será bem satisfatório e você terá um novo sorriso!

Tem alguma outra dúvida sobre as lentes de contato dental ? Não deixe de nos enviar a pergunta na área de comentários abaixo ou mandar uma mensagem!


Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dentista especialista em Próteses e Estética Dentária. Sócia-diretora da Clínica StudioUno Odontologia

Deixe um comentário

Quero Agendar uma Consulta
Dúvidas ou deseja agendar consulta? Clique aqui e fale conosco