1 de outubro de 2023
Sensibilidade Dentária: 15 Causas e Soluções para um Sorriso Livre de Desconforto
Muita gente ouve falar sobre o problema na articulação da mandíbula ou até mesmo sente dores ao abrir a boca, range os dentes frequentemente e tem dores de cabeça que, de tanto acontecerem, já passam a ser comuns e ficam na dúvida sobre o que pode estar por trás disso.
Bom, se você tem algum desses desconfortos, pode ser que você esteja com a chamada Disfunção Temporomandibular (DTM), que é uma doença de origem multifatorial, ou seja, é de origem física e psíquica/emocional.
Mas não se preocupe, pois não é um problema incomum nos dias de hoje e com um diagnóstico correto é possível ter bons resultados com o tratamento.
O que acontece no caso da DTM é que, muitas vezes, o paciente não percebe nitidamente a presença desses hábitos e pode sofrer com as consequências durante muito tempo sem tratamento.
E aí vem a pergunta que é exatamente o título desse post: “tá bem, mas e como eu consigo saber se tenho DTM ?“. Há alguns sinais e vamos apresentá-los.
Temos algumas perguntas a serem feitas aos pacientes para saber se há algum sintoma dessa disfunção. São elas:
Você respondeu sim para algum dos questionamentos acima? Se foi isso que aconteceu, então você pode ter Disfunção da ATM, a articulação temporomandibular. Nesses casos, o ideal é que você marque a sua avaliação para corretos diagnóstico e tratamento.
Falando em tratamento, vamos explicar quais as possibilidades para aliviar as dores e melhorar a sua qualidade de vida.
Bom, feito o diagnóstico de que há realmente o problema de DTM, chegamos ao tratamento. Para isso, existem várias formas, direcionadas para cada caso. Quem decidirá será o dentista. Dentre os tratamentos, temos algumas opções:
NÃO! O apertamento dentário do sono ocorre independente da presença da placa. É importante lembrar que o bruxismo tem seu desenvolvimento a partir do Sistema Nervoso Central, já a placa é utilizada na periferia. Ela serve para eliminar ou minimizar as consequências do bruxismo.
O tratamento por meio de uso de placas interoclusais requer que essa seja sempre confeccionada em material rígido e superfície lisa (livre de interferências). As evidências científicas apontam que as placas de silicone aumentam o hábito parafuncional do bruxismo.
Portanto, se é preciso usar a placa para proteção, por que então confeccionar a de silicone que pode agravar um problema? Procure sempre um especialista, pois ele é capaz de monitorar e ajustar o seu dispositivo da melhor forma, no curto, médio e longo prazos.
NÃO! O uso da toxina é contraindicado como tratamento. Não há na literatura atual evidência que comprova a sua eficácia. Ela reduz a força de contração de algumas fibras musculares, mas não elimina o bruxismo e nem evita o uso da placa de acrílico. É importante saber: TODOS os tratamentos para bruxismo e DTM devem ser preservadores e amparados por evidências científicas.
Fique atento! Mantenha sempre os dentes desencostados ao longo do seu dia, pois o hábito de manter os dentes em contato ou apertados enquanto acordado é considerado o que chamamos de Bruxismo da Vigília. Saiba que esse tipo de bruxismo é considerado um grande vilão para o surgimento de dores faciais.
Essa é uma dica valiosa. Se você fica apertando os dentes enquanto acordado, não deixe de baixar no seu celular o aplicativo Desencoste Seus Dentes. Esse app, disponível tanto na App Store quanto no Google Play, é uma ferramenta simples e de fácil uso para controle do Bruxismo da Vigília.
Funciona como uma terapia cognitivo-comportamental. Se já conhece e usa o aplicativo, não deixe de repassar essa dica para a maior quantidade de pessoas ao seu redor! E não se esqueça: lábios em contato, dentes separados, hein ?
Bom, acho que agora você já sabe identificar se você está com algum sinal do problema de DTM, não é?
Portanto, está com dores de cabeça frequentes, sons ou estalos ao abrir e fechar a boca, ou tem o hábito de ranger e apertar os dentes? Não deixe de procurar um profissional para um diagnóstico mais completo e iniciar um tratamento para aliviar as dores.
Sem dúvida, depois do tratamento você voltará a ter uma boa qualidade de vida, sem esses desconfortos durante o seu dia.
Tem mais alguma dúvida sobre a DTM ou conhece alguém que tem o hábito de ranger ou apertar os dentes? Compartilha o post e se estiver com o problema, não deixe de agendar uma avaliação, entrar em contato conosco ou deixar um comentário abaixo!