(61) 98428-0472

[email protected]

DTM: como saber se tenho a disunção?

Muita gente ouve falar sobre o problema na articulação da mandíbula ou até mesmo sente dores ao abrir a boca, range os dentes frequentemente e tem dores de cabeça que, de tanto acontecerem, já passam a ser comuns e ficam na dúvida sobre o que pode estar por trás disso.

Bom, se você tem algum desses desconfortos, pode ser que você esteja com a chamada Disfunção Temporomandibular (DTM), que é uma doença de origem multifatorial, ou seja, é de origem física e psíquica/emocional.

Mas não se preocupe, pois não é um problema incomum nos dias de hoje e com um diagnóstico correto é possível ter bons resultados com o tratamento.

O que acontece no caso da DTM é que, muitas vezes, o paciente não percebe nitidamente a presença desses hábitos e pode sofrer com as consequências durante muito tempo sem tratamento.

E aí vem a pergunta que é exatamente o título desse post: “tá bem, mas e como eu consigo saber se tenho DTM ?“. Há alguns sinais e vamos apresentá-los.

Como consigo descobrir se tenho DTM ?

Temos algumas perguntas a serem feitas aos pacientes para saber se há algum sintoma dessa disfunção. São elas:

  • Sente dificuldade ou cansaço na boca ao se alimentar?
  • Há sons, como estalido, ao abrir ou fechar a boca?
  • Dificuldade para abrir a boca?
  • Dores de cabeça frequentes?
  • Tem dor no fundo dos olhos, ouvido ou na cervical?
  • Range ou aperta os dentes?
  • Já travou a boca?
  • Tem zumbido?
  • Tem desvios mandibulares ao abrir ou fechar a boca?

Você respondeu sim para algum dos questionamentos acima? Se foi isso que aconteceu, então você pode ter Disfunção da ATM, a articulação temporomandibular. Nesses casos, o ideal é que você marque a sua avaliação para corretos diagnóstico e tratamento.

Falando em tratamento, vamos explicar quais as possibilidades para aliviar as dores e melhorar a sua qualidade de vida.

Como é feito o tratamento para DTM ?

Bom, feito o diagnóstico de que há realmente o problema de DTM, chegamos ao tratamento. Para isso, existem várias formas, direcionadas para cada caso. Quem decidirá será o dentista. Dentre os tratamentos, temos algumas opções:

  • Placa miorrelaxante: indicada para casos de bruxismo e também de apertamento. É uma placa de resina acrílica que se adapta em uma das arcadas. Tem a superfície lisa (paciente não encaixa os dentes superiores com inferiores) e servirá como proteção dos dentes e aliviará a tensão muscular da face. A placa não impede que o paciente realize os atos parafuncionais, mas funcionará como forma de proteção.
  • Medicação: por se tratar de uma doença de causa multifatorial, existem algumas medicações que podem ser prescritas de acordo com a necessidade de cada caso, sendo elas para amenizar dor, relaxar a musculatura e aliviar o estresse. A medicação age concomitante ao tratamento local escolhido.

Outras dúvidas sobre DTM

O bruxismo do sono é eliminado pelo uso da placa de acrílico ?

NÃO! O apertamento dentário do sono ocorre independente da presença da placa. É importante lembrar que o bruxismo tem seu desenvolvimento a partir do Sistema Nervoso Central, já a placa é utilizada na periferia. Ela serve para eliminar ou minimizar as consequências do bruxismo.

Posso utilizar uma placa molinha feita de silicone ?

O tratamento por meio de uso de placas interoclusais requer que essa seja sempre confeccionada em material rígido e superfície lisa (livre de interferências). As evidências científicas apontam que as placas de silicone aumentam o hábito parafuncional do bruxismo.

Portanto, se é preciso usar a placa para proteção, por que então confeccionar a de silicone que pode agravar um problema? Procure sempre um especialista, pois ele é capaz de monitorar e ajustar o seu dispositivo da melhor forma, no curto, médio e longo prazos.

A Toxina Botulínica pode ser usada para tratar meu bruxismo e minha DTM ?

NÃO! O uso da toxina é contraindicado como tratamento. Não há na literatura atual evidência que comprova a sua eficácia. Ela reduz a força de contração de algumas fibras musculares, mas não elimina o bruxismo e nem evita o uso da placa de acrílico. É importante saber: TODOS os tratamentos para bruxismo e DTM devem ser preservadores e amparados por evidências científicas.

Passo muito tempo com os dentes encostados. Tenho bruxismo ?

Fique atento! Mantenha sempre os dentes desencostados ao longo do seu dia, pois o hábito de manter os dentes em contato ou apertados enquanto acordado é considerado o que chamamos de Bruxismo da Vigília. Saiba que esse tipo de bruxismo é considerado um grande vilão para o surgimento de dores faciais.

Como controlar o bruxismo de vigília ?

Essa é uma dica valiosa. Se você fica apertando os dentes enquanto acordado, não deixe de baixar no seu celular o aplicativo Desencoste Seus Dentes. Esse app, disponível tanto na App Store quanto no Google Play, é uma ferramenta simples e de fácil uso para controle do Bruxismo da Vigília.

Aplicativo Desencoste os dentes para quem tem DTM

Funciona como uma terapia cognitivo-comportamental. Se já conhece e usa o aplicativo, não deixe de repassar essa dica para a maior quantidade de pessoas ao seu redor! E não se esqueça: lábios em contato, dentes separados, hein ?

Conclusão

Bom, acho que agora você já sabe identificar se você está com algum sinal do problema de DTM, não é?

Portanto, está com dores de cabeça frequentes, sons ou estalos ao abrir e fechar a boca, ou tem o hábito de ranger e apertar os dentes? Não deixe de procurar um profissional para um diagnóstico mais completo e iniciar um tratamento para aliviar as dores.

Sem dúvida, depois do tratamento você voltará a ter uma boa qualidade de vida, sem esses desconfortos durante o seu dia.

Tem mais alguma dúvida sobre a DTM ou conhece alguém que tem o hábito de ranger ou apertar os dentes? Compartilha o post e se estiver com o problema, não deixe de agendar uma avaliaçãoentrar em contato conosco ou deixar um comentário abaixo!


Dr. Rodrigo Fernandes

Dr. Rodrigo Fernandes

Dentista especialista em DTM, Próteses e Estética Dentária da StudioUno Odontologia

Deixe um comentário

Quero Agendar uma Consulta
Dúvidas ou deseja agendar consulta? Clique aqui e fale conosco