(61) 98428-0472

[email protected]

Aumento de coroa clínica - StudioUno Odontologia Brasília DF

Já ouviu falar em aumento de coroa clínica? Não?

De forma bem resumida, esse é um procedimento que tem o objetivo de melhorar a sua saúde bucal, a estética do seu sorriso e evitar alguns problemas bucais.

Por ser uma pequena cirurgia, surgem muitas dúvidas sobre o tratamento.

Por isso, fizemos esse texto para que você entenda como é feito o procedimento e a importância dele.

Não deixe de comentar ou enviar uma mensagem caso fique com alguma dúvida, tudo bem? Boa leitura!

O que é o aumento de coroa clínica?

Bom, é um procedimento cirúrgico simples que consiste em “regularizar” a relação entre a gengiva, o osso e o dente.

Ou seja, o objetivo é aumentar a área do dente que fica visível acima da gengiva para que o sorriso fique mais harmônico.

Em alguns casos, como quando há dente fraturado, cárie muito profunda ou infiltração perto da gengiva, pode haver a necessidade de se fazer o aumento da coroa clínica.

O que é o aumento de coroa clínica | StudioUno Odontologia Brasília DF
O aumento de coroa clínica visa a regularizar a relação entre o dente, a gengiva e o osso e manter a “distância biológica” entre eles

Além disso, ao usarmos coroas de porcelana, pode acontecer dessa coroa não ter sustentação porque o pedaço do dente remanescente é muito pequeno. Essa é uma outra situação em que é preciso fazer essa pequena cirurgia, para que a coroa não fique caindo constantemente.

Como é feita a cirurgia?

Antes de qualquer procedimento, é preciso fazer um diagnóstico.

Depois de um exame clínico e um raio-x, conseguimos perceber a necessidade da cirurgia de aumento de coroa clínica. No caso, a remoção de uma parte da gengiva e um possível desgaste do osso para remodelar e deixar essa relação gengiva, osso e dente mais harmônica.

Assim, é feita uma pequena abertura na gengiva com uma lâmina de bisturi para que possamos remover e remodelar essa parte do osso.

Todo o procedimento é feito com anestesia no local da gengiva onde for feita a abertura. Ou seja, o procedimento é feito sem que o paciente sinta dor.

Depois disso, a gengiva é “fechada” com alguns pontos, e o repouso nos dias seguintes deve ser seguido, além de tomar a medicação prescrita.

Quando é indicado o aumento de coroa clínica?

Quando um dente sofre uma fratura de coroa ou tem uma cárie profunda, a parte sadia do dente pode ter ficado abaixo do nível gengival e muitas vezes perto do osso. E existe uma distância recomendada entre o osso e a gengiva para que a região permaneça saudável. Essa medida se chama “distância biológica”.

Então, quando essa distância não está adequada é preciso fazer a correção de forma cirúrgica.

É uma cirurgia feita com anestesia local para restabelecer o espaço biológico.

Ela é finalizada com pontos que precisam ser removidos depois de 7 dias.

Geralmente não causa inchaço do rosto e nem hematomas.

O aumento de coroa clínica pode melhorar a estética do sorriso

Como essa cirurgia vai “regularizar” a gengiva, o osso e o dente, o foco é também a melhora da aparência do sorriso.

Dessa forma, é possível resolver o problema de dentes aparentemente “pequenos” e uma gengiva “desnivelada”. Com isso, o seu sorriso vai ficar muito mais bonito e harmônico.

Além dessa parte estética, a cirurgia de aumento de coroa clínica serve também para “ajustar” uma parte de um dente que foi cariada.

Nos casos em que ele foi danificado na parte debaixo da gengiva, esse procedimento é importante para deixá-lo mais resistente.

Esse procedimento também evita que tratamentos como a restauração em resina ou prótese dentária fixa sejam acometidos por infiltração de cárie.

Aumento de coroa clínica para correção do sorriso gengival

O sorriso bonito não depende só da saúde dos dentes, mas também dos tecidos ao redor de cada dente.

O sorriso gengival é aquele que, quando sorrimos ou falamos, a gengiva fica bem em evidência. Não há problema quanto à saúde bucal, mas gera um desconforto grande no lado estético.

Correção do sorriso gengival com aumento de coroa clínica | StudioUno Odontologia Brasília DF
Sorriso gengival pode ser corrigido com a cirurgia de aumento de coroa clínica

Esse problema pode ser resolvido da maneira mais adequada para o seu caso, por meio de uma plástica gengival ou até mesmo aplicação de Botox.

E, entre os tratamentos possíveis para corrigir o sorriso gengival, a cirurgia de aumento de coroa clínica pode ser indicada.

Nesse procedimento cirúrgico, são feitos cortes para regularizar o tamanho da gengiva e expor o restante de dente que está por baixo do tecido.

Tudo é feito a partir de um planejamento para que a cirurgia tenha sucesso e você fique satisfeito com o resultado após a cicatrização.

Cuidados pós-cirurgia

Depois da cirurgia, é necessário fazer repouso por 2 dias, tomar medicações prescritas e cuidar ainda mais com a higienização para evitar inflamação.

É um procedimento simples, delicado e de cicatrização total prevista para 45 dias. 

O tratamento deve ser finalizado depois disso, pois pode haver um novo crescimento gengival e necessitar nova cirurgia para correção.

Entendeu por que é importante manter a “distância biológica” entre o dente, a gengiva e o osso?

Melhora o seu sorriso e a sua saúde bucal!

Insatisfeito com o seu sorriso? Agende uma consulta agora! Mas se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco que sanamos o seu questionamento!


Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dentista especialista em Próteses e Estética Dentária. Sócia-diretora da Clínica StudioUno Odontologia

Deixe um comentário

Quero Agendar uma Consulta
Dúvidas ou deseja agendar consulta? Clique aqui e fale conosco