Disfunção Temporomandibular (DTM) - Clínica Odontologia StudioUno | Brasília/DF

(61) 98428-0472 / 3245-8526

[email protected]

O que é a DTM?

Tratamentos para Disfunção Temporomandibular (DTM) envolvem diagnóstico de bruxismo, de apertamento, de dores orofaciais.

A disfunção pode acontecer tanto na ATM (articulação temporomandibular) quanto nos seus tecidos adjacentes quando algum deles se apresenta em disfunção. ATM é a articulação responsável por todos os movimentos realizados pela boca e ligados a ela existem os músculos da face que interagem durante a movimentação.

DTM é uma doença de origem multifatorial (origem física e psíquica/emocional). Muitas vezes, o paciente não percebe nitidamente a presença desses hábitos e pode sofrer com as consequências durante muito tempo sem tratamento.

As formas de disfunção podem ser destacadas como bruxismo, apertamento e problemas ligados diretamente à ATM, como deslocamento do disco articular, dor ao abrir a boca, desvio durante abertura/fechamento, crepitação (som de areia) durante abertura/fechamento, estalos durante abertura/fechamento e até travamento da articulação causando impedimento de abertura ou fechamento da boca.

DTM pode ser acompanhada ou não de dor.

Em quais casos é indicado o tratamento?

Sempre que houver um diagnóstico de bruxismo, de apertamento ou de dores orofaciais, será necessário um tratamento para essa disfunção.

Como é feito o tratamento para DTM?

Para o tratamento de DTM, existem várias formas, direcionadas para cada caso e que será decidido pelo dentista. Dentre os tratamentos temos algumas opções:

  • Placa miorrelaxante: indicada para casos de bruxismo e também de apertamento. É uma placa de resina acrílica que se adapta em uma das arcadas. Tem a superfície lisa (paciente não encaixa os dentes superiores com inferiores) e servirá como proteção dos dentes e aliviará a tensão muscular da face. A placa não impede que o paciente realize os atos parafuncionais, mas funcionará como forma de proteção.
  • Medicação: por se tratar de uma doença de causa multifatorial, existem algumas medicações que podem ser prescritas de acordo com a necessidade de cada caso, sendo elas para amenizar dor, relaxar a musculatura, aliviar o estresse. A medicação age concomitante ao tratamento local escolhido.

A Toxina Botulínica pode ser usada para tratar meu bruxismo e minha DTM ?

NÃO! O uso da toxina é contraindicado como tratamento. Não há na literatura atual evidência que comprova a sua eficácia. Ela reduz a força de contração de algumas fibras musculares, mas não elimina o bruxismo e nem evita o uso da placa de acrílico. É importante saber: TODOS os tratamentos para bruxismo e DTM devem ser preservadores e amparados por evidências científicas.

Quero Agendar uma Consulta