(61) 98428-0472

[email protected]

Aparelho Ortodônticos - Tipos e Indicações - StudioUno Odontologia - Brasília/DF

Para alinhar os dentes e ter, além de uma boca mais saudável, um sorriso mais bonito, pode ser indicado o tratamento com aparelhos ortodônticos.

Mesmo que você tenha usado aparelho quando adolescente ou mais jovem, os seus dentes podem ter se desalinhado com o tempo por diversos motivos.

Essa especialidade serve para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Com o procedimento, é proporcionado equilíbrio funcional e estético. E também prepara a oclusão para possíveis tratamentos reabilitadores que você possa vir a fazer.

Esse tratamento aliado a outros procedimentos, como clareamento dental ou as lentes de contato dental, também te ajuda a alcançar esse sorriso desejado.

Mas o tratamento ortodôntico ainda deixa muitas dúvidas por parte dos pacientes. “Será que eu preciso mesmo usar?”, “Qual o melhor aparelho?”, “Quanto tempo vou ficar usando?”. Todas essas são perguntas que recebemos nos consultórios.

Por isso, preparamos esse post para esclarecer essas e outras dúvidas em relação a essa especialidade odontológica.

Quais os tipos de aparelho ?

Os tipos de aparelho a serem usados para mudar a posição dos dentes variam. Há os fixos, os móveis e até mesmo o invisível.

Então, na sequência, vamos explicá-los.

Aparelhos fixos

Aparelho metálico - Ortodontia - Clínica Odontológica StudoUno - Brasília-DF

Os aparelhos fixos são colados nos dentes através de cimento ou uma resina. Podemos subdividir esse tipo de aparelho em quatro outros:

  • Metálico convencional: O aparelho ortodôntico convencional é o mais comum, ou seja, o metálico. Ele é composto por fios metálicos, bandas e braquetes.
  • Metálico autoligado: A vantagem deste tipo de aparelho ortodôntico é que ele elimina a necessidade de utilização das famosas “borrachinhas”. A função delas é prender o fio do aparelho ao braquete (aquelas pecinhas que são coladas dente a dente).
  • Estético convencional: Esse modelo é quase invisível porque os braquetes são transparentes. O arco é da cor dos dentes e há a opção deles receberem um revestimento branco como se fosse uma pintura. Com isso, ficam quase imperceptíveis. Porém, as borrachinhas se pigmentam com bastante facilidade dependendo dos alimentos ingeridos, como ketchup e refrigerantes. Por isso, se a indicação for esse tipo de aparelho, você pode sempre dar uma passada no consultório para trocar as ligaduras que ficam desgastadas.
  • Estético autoligado: O aparelho fixo estético autoligado, como o metálico autoligado, dispensa o uso de borrachinhas. Outra vantagem é que ele é transparente. O principal segredo está no formato dos braquetes que prendem o fio metálico e na confecção do próprio fio, que é termoativado e não precisa de elásticos. Esse modelo estético também diminui as visitas ao dentista e a higienização dos dentes é facilitada durante o tratamento.

Dispositivos de ancoragem esquelética

Em alguns casos, somente o aparelho ortodôntico pode não ser suficiente para se atingir os objetivos na Ortodontia. Assim, podem ser utilizados dispositivos de ancoragem esquelética.

A finalidade é otimizar as mecânicas do aparelho, chegando a melhores resultados e em menor tempo. Esses dispositivos são utilizados junto com o aparelho e removidos ao término da Ortodontia ou quando as mecânicas almejadas são concluídas.

O Mini-implante é um pequeno parafuso, semelhante a um “piercing”, fixado no osso e gengiva. A instalação e a remoção são simples e rápidas. Apesar do nome “implante”, não tem relação alguma com o implante dentário.

Mini-implante - Ortodontia - Clínica Odontológica StudoUno - Brasília-DF

A Miniplaca é uma pequena placa em formato de “T”, afixada nos ossos de forma um pouco mais profunda que o mini-implante. Sua maior vantagem é auxiliar grandes movimentações dentárias com mínimo de desconforto ao paciente, pois as mini-placas normalmente são bem aceitas pelo organismo.

Miniplaca - Ortodontia - Clínica Odontológica StudoUn

Aparelhos móveis

Como os outros, os aparelhos móveis também são indicados para manter os dentes na posição correta. A grande vantagem é que esse aparelho é menos invasivo que os outros tipos.

Invisalign Aparelho Invisível - Ortodontia - Clínica Odontológica StudoUno - Brasília-DF

Também é possível tirá-lo para fazer uma higienização adequada no dia a dia. Nesse grupo, temos o tipo invisível.

  • Alinhador invisível: No aparelho invisível, também conhecido como alinhador invisível, é utilizada uma série de placas removíveis de acetato, feitas sob medida, que são indicadas para casos simples de alinhamento e nivelamento. São diversas as vantagens no tratamento com esse tipo de aparelho, como o não uso de braquetes e fios. Além disso, é o mais confortável de todos e pode ser retirado e colocado sempre que o paciente achar necessário. Mas há algumas desvantagens, como o investimento um pouco mais elevado que os outros tipos. Também há a limitação de indicação para o uso (que apenas nós, dentistas, podemos avaliar caso a caso). Entre essas desvantagens, não podemos esquecer que o tratamento pode ficar mais longo, já que depende do paciente, pois ele deve fazer o manuseio fora do consultório.

Quando é indicado usar aparelho ortodôntico ?

Agora que você já sabe quais os tipos de aparelhos ortodônticos, deve estar se perguntando quando é indicado usar cada um deles. Vamos à resposta.

Bom, os aparelhos são indicados, principalmente, para os pacientes que querem melhorar a estética do sorriso ao alinhar os dentes. Isso porque há casos em que os dentes nascem fora de posição ou alteram essa posição ao longo da vida.

Além da parte estética, não podemos esquecer da parte da saúde. Algumas vezes, pacientes com problemas de mastigação, respiração e até mesmo de auto-estima podem ser indicados a passar por um tratamento ortodôntico.

O tratamento ortodôntico leva quanto tempo ?

Fora as dúvidas sobre os tipos de aparelhos e quem pode usar, uma pergunta recorrente no consultório é sobre a duração do tratamento ortodôntico.

Muitos pacientes acabam já fazendo essa pergunta no primeiro encontro com o dentista.

Como cada caso é um caso, esse período vai variar bastante. Pode levar meses ou alguns anos. Como explicamos acima, o tratamento com o alinhador invisível, por exemplo, pode durar um pouco mais tempo que os outros, pois depende bastante da colaboração do paciente.

Conclusão

O uso do aparelho é muito lembrado por ser mais usual vermos em pessoas mais jovens, mas não podemos esquecer que adultos também podem e devem usar o aparelho para melhorar o alinhamento dos dentes e, consequentemente, o sorriso.

E no tratamento ortodôntico, o tipo mais adequado para cada situação será sempre definido juntamente com o dentista. O mais importante é ter um tratamento com qualidade e resultados satisfatórios.

Portanto, você viu que há diversas opções, desde as mais comuns, como o aparelho metálico, até os mais recentes, como o alinhador invisível. Não está satisfeito com o seu sorriso ou com problemas de mastigação, respiração e até mesmo de auto-estima ?

Agende uma avaliação ou, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo! 😉


Dra. Ana Mascolo

Dra. Ana Mascolo

Dentista especialista em Ortodontia da Clínica StudioUno Odontologia

Deixe um comentário

Quero Agendar uma Consulta
Dúvidas ou deseja agendar consulta? Clique aqui e fale conosco