1 de outubro de 2023
Sensibilidade Dentária: 15 Causas e Soluções para um Sorriso Livre de Desconforto
Para alinhar os dentes e ter, além de uma boca mais saudável, um sorriso mais bonito, pode ser indicado o tratamento com aparelhos ortodônticos.
Mesmo que você tenha usado aparelho quando adolescente ou mais jovem, os seus dentes podem ter se desalinhado com o tempo por diversos motivos.
Essa especialidade serve para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Com o procedimento, é proporcionado equilíbrio funcional e estético. E também prepara a oclusão para possíveis tratamentos reabilitadores que você possa vir a fazer.
Esse tratamento aliado a outros procedimentos, como clareamento dental ou as lentes de contato dental, também te ajuda a alcançar esse sorriso desejado.
Mas o tratamento ortodôntico ainda deixa muitas dúvidas por parte dos pacientes. “Será que eu preciso mesmo usar?”, “Qual o melhor aparelho?”, “Quanto tempo vou ficar usando?”. Todas essas são perguntas que recebemos nos consultórios.
Por isso, preparamos esse post para esclarecer essas e outras dúvidas em relação a essa especialidade odontológica.
Os tipos de aparelho a serem usados para mudar a posição dos dentes variam. Há os fixos, os móveis e até mesmo o invisível.
Então, na sequência, vamos explicá-los.
Os aparelhos fixos são colados nos dentes através de cimento ou uma resina. Podemos subdividir esse tipo de aparelho em quatro outros:
Em alguns casos, somente o aparelho ortodôntico pode não ser suficiente para se atingir os objetivos na Ortodontia. Assim, podem ser utilizados dispositivos de ancoragem esquelética.
A finalidade é otimizar as mecânicas do aparelho, chegando a melhores resultados e em menor tempo. Esses dispositivos são utilizados junto com o aparelho e removidos ao término da Ortodontia ou quando as mecânicas almejadas são concluídas.
O Mini-implante é um pequeno parafuso, semelhante a um “piercing”, fixado no osso e gengiva. A instalação e a remoção são simples e rápidas. Apesar do nome “implante”, não tem relação alguma com o implante dentário.
A Miniplaca é uma pequena placa em formato de “T”, afixada nos ossos de forma um pouco mais profunda que o mini-implante. Sua maior vantagem é auxiliar grandes movimentações dentárias com mínimo de desconforto ao paciente, pois as mini-placas normalmente são bem aceitas pelo organismo.
Como os outros, os aparelhos móveis também são indicados para manter os dentes na posição correta. A grande vantagem é que esse aparelho é menos invasivo que os outros tipos.
Também é possível tirá-lo para fazer uma higienização adequada no dia a dia. Nesse grupo, temos o tipo invisível.
Agora que você já sabe quais os tipos de aparelhos ortodônticos, deve estar se perguntando quando é indicado usar cada um deles. Vamos à resposta.
Bom, os aparelhos são indicados, principalmente, para os pacientes que querem melhorar a estética do sorriso ao alinhar os dentes. Isso porque há casos em que os dentes nascem fora de posição ou alteram essa posição ao longo da vida.
Além da parte estética, não podemos esquecer da parte da saúde. Algumas vezes, pacientes com problemas de mastigação, respiração e até mesmo de auto-estima podem ser indicados a passar por um tratamento ortodôntico.
Fora as dúvidas sobre os tipos de aparelhos e quem pode usar, uma pergunta recorrente no consultório é sobre a duração do tratamento ortodôntico.
Muitos pacientes acabam já fazendo essa pergunta no primeiro encontro com o dentista.
Como cada caso é um caso, esse período vai variar bastante. Pode levar meses ou alguns anos. Como explicamos acima, o tratamento com o alinhador invisível, por exemplo, pode durar um pouco mais tempo que os outros, pois depende bastante da colaboração do paciente.
O uso do aparelho é muito lembrado por ser mais usual vermos em pessoas mais jovens, mas não podemos esquecer que adultos também podem e devem usar o aparelho para melhorar o alinhamento dos dentes e, consequentemente, o sorriso.
E no tratamento ortodôntico, o tipo mais adequado para cada situação será sempre definido juntamente com o dentista. O mais importante é ter um tratamento com qualidade e resultados satisfatórios.
Portanto, você viu que há diversas opções, desde as mais comuns, como o aparelho metálico, até os mais recentes, como o alinhador invisível. Não está satisfeito com o seu sorriso ou com problemas de mastigação, respiração e até mesmo de auto-estima ?
Agende uma avaliação ou, se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo! 😉