Pino de fibra de vidro: o que é e quais as vantagens? - StudioUno Odontologia

(61) 98428-0472 / 3245-8526

[email protected]

Pino de fibra de vidro: o que é e quais as vantagens? - StudioUno Odontologia - Brasília/DF

Os avanços tecnológicos na odontologia continuam trazendo bons resultados para os tratamentos odontológicos. E o pino de fibra de vidro é uma dessas novidades proporcionadas pela tecnologia. São diversas vantagens que vamos explicar neste post.

Mas ainda surgem algumas dúvidas quanto ao seu uso, como “o pino é resistente?”, “pode cair?”, “pode ser removido?”. Esses são apenas alguns dos questionamentos sobre o assunto.

Por isso, decidi criar um post para sanar essas dúvidas, mostrar as vantagens desse tipo de elemento e explicar o que é e como funcionam os pinos de fibra de vidro.

Se você já ouviu falar sobre os pinos de fibra de vidro e ficou alguma dúvida ou tem curiosidade, esse post foi feito para você!

O que é um pino de fibra de vidro ?

Antes de falar das vantagens, devemos te explicar do que se trata um pino de fibra de vidro. Ele é uma estrutura formada por filamentos de fibra de vidro condensados que formam um único corpo sólido, resistente e biocompatível com o dente.

Pinos de fibra de vidro - StudioUno Odontologia - Brasília/DF

O formato pode variar de acordo com a necessidade do diâmetro de cada conduto.

Como é feita a colocação de pino no dente ?

Podemos dividir esse procedimento em quatro etapas:

  1. Com o canal bem tratado, seja recentemente ou há mais tempo, o dentista usa uma lima específica para remover parte do material obturador deixado pelo endodontista quando foi feito o canal, chamado de guta percha.
  2. Após a remoção, este conduto é modelado para que o pino pré-fabricado encaixe e tenha boa retenção.
  3. O pino é fixado na raiz do dente com um cimento resinoso e é extremamente resistente e durável.
  4. Para que este pino forme um corpo único com o restante do dente é feito o núcleo de preenchimento em resina composta ao redor deste pino.

Qual a principal função do pino de fibra de vidro ?

Imagino que agora que você já sabe o que é e como é feita a colocação, deve estar se perguntando: “Tá bom. E qual a principal função desse pino?”.

Te explico.

Esse pino serve para dar estrutura e resistência à coroa do dente (parte visível, com a qual mastigamos). Além disso, ele faz a ligação entre a raiz do dente e o restante da coroa.

Quando é indicado colocar o pino ?

Saber quando é indicado colocar um pino é uma outra pergunta que você pode se fazer após ter ouvido falar sobre ele. Então, vamos às indicações:

  • Dentes com perda ou fratura pequena, média ou de grande extensão na coroa;
  • Dentes com 1 raiz ou mais;
  • Dentes anteriores e posteriores;
  • Pode ser acompanhado de uma restauração final, um bloco ou uma coroa.

Se você recebeu um diagnóstico com algum desses problemas, esse tipo de pino pode ser indicado para recompor a estrutura do dente.

Quais as vantagens de um pino de fibra de vidro ?

Dentre as vantagens do pino de fibra de vidro, vamos listar algumas:

  • É um produto pré-fabricado, o que dispensa a etapa de moldagem para confecção em laboratório de um pino. Ou seja, proporciona rapidez no tratamento;
  • Para uma boa cimentação e boa retenção, não é necessário que o pino seja muito longo. Por isso, ele é muito indicado para casos onde as raízes são curtas, mas que precisam de reabilitação;
  • O material do pino possibilita que as forças da mastigação se propaguem de uma boa forma e seu potencial de elasticidade (microscópica) permite que, se houver um trauma (cair e bater o dente, acidente de carro ou morder algo muito duro acidentalmente, por exemplo), seja muito mais provável que o próprio pino frature e não a raiz onde ele está cimentado. Os pinos metálicos não possuem essa resiliência e, em caso de trauma, a fratura acontece na raiz.
  • Por ser um material de coloração clara, ele é considerado estético. Por isso, pode ser utilizado em dentes que aparecem no sorriso sem ter problemas de coloração no resultado final.

Contraindicações para o uso

Em geral, o pino de fibra de vidro não tem qualquer contraindicação. Porém, o paciente pode não ser indicado a usar pinos em alguns casos específicos:

  • Raiz com canal não tratado ou que necessita de retratamento (canal está contaminado);
  • Raiz fraturada;
  • Raiz extremamente curta;
  • Raiz com muita perda óssea;
  • Raiz muito destruída por cárie.

A restauração com pino de fibra de vidro

Em alguns casos, não é preciso abranger todo o restante do dente para um preparo de coroa total.

Anatomia dentária de um dente com pino - StudioUno Odontologia - Brasília/DF

Há casos de fratura coronária (fratura de alguma estrutura externa do dente) em que os elementos afetados podem ser reconstruídos com resina composta. E para conferir melhor resultado de resistência, o pino de fibra de vidro pode ser cimentado. O pino, nesses casos, servirá como ancoragem desta restauração definitiva.

Para usar o pino de fibra de vidro, o dente precisa estar sadio, pois a sustentação é feita através do canal do dente. Então, não é necessário extrair o dente para o procedimento.

É importante lembrar que pinos metálicos ainda são muito utilizados e tem excelente resistência.

Colocar pino no dente dói ?

Como em qualquer procedimento odontológico, a pergunta sobre dor é a mais ouvida dentro dos consultórios. Seja para um procedimento de restauração ou de clareamento, ela está sempre presente.

Em relação ao procedimento para inserção do pino, vale lembrar que a colocação de qualquer retentor intrarradicular exige que o dente já tenha passado pelo tratamento de canal.

Por isso, com o dente desvitalizado após o tratamento endodôntico, torna-se um procedimento sem dor e sem necessidade de anestesia.

Mais dúvidas sobre o pino

O pino de fibra de vidro é resistente ?

Sim, os filamentos de fibra de vidros condensados formam um único corpo resistente e durável.

O pino no dente pode cair ?

É difícil de acontecer. Porém, caso ocorra uma falha durante a técnica de cimentação ou se a raiz for extremamente curta, o pino poderá se soltar.

Ele pode ser removido ?

Em casos onde houve um trauma e o pino fraturou, um dentista especialista em endodontia é capaz de remover o pino através de desgastes e assim poderá ser cimentado um novo pino no lugar.

Coroa dentária com pino ?

Muitas vezes, a indicação para colocar pino é devido à perda extensa de estrutura dentária, causada por cárie ou fratura. Quando se tem pouco remanescente dentário, a indicação é de se confeccionar uma coroa (um dente completo feito em algum material artificial) a qual será cimentada sobre um pino de fibra de vidro e o núcleo de preenchimento.

Como é feita a desobturação do canal radicular para colocação de pino ?

Esse é um processo indolor o qual não necessita de anestesia e é feito rapidamente com uso de equipamentos específicos que removem o material obturador deixado pelo endodontista quando foi feito o canal (guta percha). Após a retirada desse material, é feita a colocação do pino.

É possível usar pino de fibra de vidro em dentes anteriores ?

Uma das vantagens do pino de fibra é ter a coloração clara. Isso facilita a utilização dele em dentes anteriores, pois não atrapalha o sorriso. Assim, é possível contornar casos com maior exigência estética.

Antigamente, quando não se havia este material, o dentista era obrigado a usar o pino metálico para todos os casos. Com isso, limitava o tipo de material a ser utilizado na coroa definitiva.

Conclusão

O pino de fibra de vidro tem diversas vantagens sobre os pinos metálicos, como possuir a cor clara (o que ajuda na parte estética) e mais resiliência em casos de trauma. 

E fique tranquilo quanto ao temor de ele cair, pois as chances de isso acontecer são mínimas.

Em resumo, a função desse elemento é dar estrutura e resistência à parte visível do dente, que usamos para mastigar. Além disso, ele faz a ligação entre a raiz e a coroa.

Em relação ao procedimento para colocação, é simples e indolor. Começa com a remoção do material deixado pelo endodontista quando foi feito o canal. Depois, é fixado o pino na raiz do dente com um cimento resinoso bem resistente e durável.

Portanto, se você fez um tratamento de canal e o dente teve alguma fratura com extensão na coroa ou se possui 1 raiz ou mais, os pinos de fibra de vidro podem ser indicados.

Tem alguma outra dúvida sobre os pinos de fibra de vidro ? Não deixe de enviar a sua pergunta na área de comentários abaixo ou mandar uma mensagem. Terei o maior prazer em respondê-la!


Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dentista especialista em Ortodontia e Periodontia. Sócia-diretora da Clínica StudioUno Odontologia

Deixe um comentário

Quero Agendar uma Consulta