(61) 98428-0472

[email protected]

Dentes amarelados: 4 dicas para evitar o problema - StudioUno Odontologia Brasília DF

Se olhar no espelho e ver que o sorriso está bem amarelo não dá uma sensação legal, né?

Com o tempo, vamos envelhecendo e é normal que nossos dentes percam aquela cor mais clara e natural.

Nem todos nós conseguimos manter os dentes brancos, mas com algumas dicas é possível retardar o amarelamento dos dentes.

Vamos então explicar por que os nossos dentes ficam amarelados e apresentar algumas simples recomendações para você manter um sorriso bonito e saudável!

Por que ficamos com os dentes amarelos?

Antes de chegarmos às dicas, precisamos entender por qual motivo os nossos dentes ficam amarelados. E se ficam mesmo, né? Rs.

Bom, esse amarelamento do dente acontece porque, com o passar do tempo, nossos dentes são diretamente impactados por muitos alimentos, bebidas, medicamentos, hábitos.

Como resolver os dentes amarelos | StudioUno Odontologia Brasília DF

Além disso, é natural que os nossos dentes escureçam e fiquem amarelos porque o esmalte dentário (a parte branca que reveste o dente) fica desgastado.

Como essa parte é translúcida, o que aparece é a camada mais interna. E essa camada de dentina é mais amarelada.

E a evolução pode ser mais rápida, com várias pequenas manchas, ou mais demorada, com uma manchinha no dente.

Como a parte interna é a mais difícil de se higienizar, é lá que esse amarelamento pode acontecer mais facilmente. Mesmo assim, isso não é desculpa para não fazer a correta limpeza, hein?

Agora que você já sabe que nossos dentes ficam amarelados com o dente, como retardar esse problema para que seus dentes fiquem claros por mais tempo?

Não fume e nem exagere nas bebidas alcoólicas

O tabaco e as bebidas alcoólicas em excesso são vilões e podem causar manchas amareladas nos seus dentes.

Quem gosta de fumar charutos ou cigarros corre muito risco de ter manchas nos dentes bem cedo. Além de fazerem muito mal à saúde, vão piorar o seu sorriso.

Portanto, nada de fumar e aquele vinho ou cerveja, sem exagerar, hein?

Reduza o consumo de alimentos pigmentados

O consumo contínuo de alimentos e bebidas que têm corantes também podem amarelar os dentes.

O café, por exemplo, é uma bebida que, com o passar dos anos, vai contribuir para o escurecimento do sorriso e, consequentemente, o amarelamento dos dentes.

Isso sem falar no vinho tinto, nos refrigerantes com corantes e alimentos como ketchup e açaí, que também agem na pigmentação.

Por isso, fique alerta quanto a sua alimentação. Opte por opções mais saudáveis e diminua o consumo desses alimentos e bebidas pigmentados.

Mantenha uma boa higiene bucal

Ter uma boa saúde bucal também contribui para que seus dentes não fiquem amarelados.

Um dos casos em que pode haver um escurecimento do dente é quando há a necessidade de se passar por um tratamento de canal.

Pode acontecer de haver uma necrose na polpa e deixar esse dente, que chamamos de desvitalizados, um pouco acinzentado ou amarelado com o decorrer do tempo.

A boa notícia é que nesse caso há a possibilidade do clareamento dental interno, que deixará o dente com a cor natural novamente.

Mas, para evitar tanto o tratamento de canal quanto o amarelamento dos dentes mais rápido, a boa higienização é fundamental.

Por isso, é essencial a escovação após as refeições, uso do fio dental e escovação da língua, além da visita periódica ao dentista para uma limpeza completa.

Invista em um clareamento dental contra os dentes amarelos

Se perceber que seus dentes já estão amarelados, a melhor solução é investir em clareamento dental.

Entre as opções, temos o clareamento de consultório, o clareamento caseiro, com produtos para aplicar em casa, e o misto.

Todos têm o mesmo objetivo de deixar os dentes mais claros. O melhor para o seu caso será definido em conjunto com o dentista.

Clareamento Dental em Brasília para evitar o amarelamento dos dentes | StudioUno Odontologia Brasília DF

Além desses, já falamos do clareamento interno no tópico anterior, nos casos de dentes que precisaram passar por tratamento de canal.

Então, mesmo que saibamos que nossos dentes vão ficar amarelados com o tempo, há soluções na odontologia para resolver esse problema e mantê-los claros por um período maior.

Fatores genéticos influenciam a coloração dos dentes

Uma curiosidade que muitos não sabem é que a genética pode ter influência na coloração dos dentes.

Essa é uma questão que pode condicionar o seu dente a ser mais ou menos branco e ficar amarelo mais cedo ou tardiamente.

A predisposição genética existe e pode ser um fator determinante, mas não use isso como “desculpa” para não manter os seus dentes bem cuidados.

Cuidar da alimentação, fazer uma boa higienização, com uso do fio dental, e também fazer as visitas periódicas ao dentista são fundamentais para que o seu sorriso fique bonito e saudável.

Conclusão para evitar dentes amarelos

Como você viu, o amarelamento dos dentes é uma situação que ocorre com o passar do tempo, mas perfeitamente contornável.

Ao seguir essas simples dicas que compartilhamos, você vai conseguir que os seus dentes não fiquem com a parte externa comprometida e que seu sorriso fique harmônico.

E, mesmo que você esteja insatisfeito com o seu sorriso por causa da coloração dos dentes, ainda há solução.

Sem dúvidas, o clareamento dental pode te ajudar a voltar a sorrir e a melhorar a sua autoestima.

Precisa de uma avaliação? Clique aqui e entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp.

E se gostou do conteúdo, aproveite e compartilhe esse post com seus amigos, suas amigas e familiares! 😉


Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dra. Roberta Tuma e Pupo

Dentista especialista em Próteses e Estética Dentária. Sócia-diretora da Clínica StudioUno Odontologia

Deixe um comentário

Quero Agendar uma Consulta
Dúvidas ou deseja agendar consulta? Clique aqui e fale conosco