(61) 98428-0472

[email protected]

O que é a extração de sisos?

A extração de sisos é feita, principalmente, por conta do mau posicionamento deles na arcada. Esses dentes, também conhecidos como terceiros molares, são dentes que pertencem a nossa arcada dentária permanente e não necessariamente precisam ser extraídos.

Em quais casos é indicado a cirurgia para retirada de sisos?

As indicações de extração dependem de diversos fatores:

  • Se o paciente consegue realizar boa higienização na região desses dentes (geralmente é mais complexo, pois ficam no fim das arcadas e muitas pessoas não conseguem acessar com escova e fio dental);
  • Presença de lesão de cárie;
  • Doença periodontal;
  • Mau posicionamento na arcada (ele pode estar deitado e afetar o dente da frente a ele);
  • Necessidade de tratamento endodôntico que não haverá sucesso, ou seja, mesmo que o paciente faça um tratamento de canal, haverá a necessidade da retirada dos sisos.

 

Recomendações pós-cirurgia de extração de sisos

O paciente deve se manter em repouso absoluto nas primeiras 48 horas após o procedimento para que evite qualquer sangramento.

Após esse período, as atividades leves cotidianas podem ser restabelecidas, mantendo-se fora os exercícios físicos e qualquer outro esforço. Essas atividades poderão ser retornadas em 7 dias.

O paciente deve fazer compressas de gelo e evitar bochechos, pois estimula o sangramento, higienizar com muita cautela e também tomar a medicação prescrita rigorosamente.

Alimentação após a cirurgia de extração de sisos

Nesse primeiro momento (48 horas pós), a alimentação deve ser fria ou gelada, líquida ou pastosa, de preferência sem resíduos (como arroz e farofa – pois podem impactar na ferida cirúrgica e atrapalhar o processo de cicatrização devido à inflamação provocada).

Depois dessas primeiras 48 horas, a alimentação pode se tornar consistente e em temperatura morna. Até o retorno ao dentista para remoção dos pontos, o paciente deve tomar a medicação prescrita e também se atentar a higienização bem feita.

Vale ressaltar que a mastigação deve ser feita do lado oposto onde realizou-se a cirurgia. Caso tenha sido feita em ambos os lados o paciente deve manter dieta líquida/pastosa até tirar os pontos da cirurgia.

Depoimento de paciente que retirou os quatro sisos

Veja abaixo o vídeo da Priscila, que teve os quatro sisos extraídos e contou como foi a experiência dela aqui na StudioUno. Dê o play e assista ao depoimento! 😉

Quero Agendar uma Consulta
 
 
 
 
Dúvidas ou deseja agendar consulta? Clique aqui e fale conosco